Guia IndikaBem
Publicado por

Festivais de rock, o início

Festivais de rock, o inícioE ae galera não tem como deixar passar batido, afinal essa semana está acontecendo o maior festival de rock do país e um dos maiores do mundo. Notícias sobre o Pop in, ops, Rock in Rio pipocam por toda parte, seja na TV, internet, facebook, twitter, não poderia deixar de comentar.

Imaginar que um festival que ocorreu no ano de 1985, num país recém-saído de uma ditadura militar e desacreditado pelas bandas da época devido ao histórico de calotes e roubo de equipamentos pudesse se tornar uma marca que deixou seu nome cravado em países como Portugal (5 vezes) e Espanha (3 vezes) e pretende se expandir até o Peru e Argentina.

Naquele ano tocaram por aqui bandas como ACDC, Iron Maiden, Queen, Whitesnake, Ozzy Osbourne, Rod Stewart, Scorpion… Algumas delas pela primeira vez no Brasil, mas o detalhe mais importante, devido ao histórico acima citado, a maioria das bandas só puderam ser confirmadas depois de pagarem adiantado o cachê.

O Rock in Rio é mais um grande festival de rock, tradição essa que começou nos anos 60. Pergunta premiada (cujo único prêmio é provar que você tem conhecimento sobre a história do rock): Qual foi o festival de rock que deu o pontapé inicial para essa longa tradição? Tempo para pensar… um pouco mais… só mais um pouquinho… Se alguém disse Woodstock, lamento informar, mas errou.

Woodstock provavelmente é o mais importante de todos os grandes festivais, mas não foi o primeiro. O pontapé inicial foi dado pelo Monterey Pop Festival (observem ao longo da leitura como o significado do que é pop mudou ao longo dos anos).

Voltemos um pouco mais no tempo, mas precisamente junho de 1967 (o Woodstock aconteceu em agosto de 69), cidade de Monterey, Califórnia. Inspirado nos festivais de jazz que ocorriam desde os anos 50 ele foi organizado pelos produtores Lou Adler e Alan Pariser, pelo músico John Phillips(Mamas andthe Papas) e pelo publicitário Derek Taylor. Possuía uma comissão organizadora formada simplesmente por Mick Jaegger, Paul MacCartney, Brian Wilson, Donovan, Roger McGuinn (The Byrds), Paul Simon e Johnny Rivers.

A cidade de 26 mil habitantes recebeu um público de 200 mil pessoas que puderam conferir nomes como: Johnny Rivers; The Animals, The Eletric Flag, Steve Muller Band, The Byrds, Otis Redding (considerada a melhor apresentação do festival, mas que morreu tragicamente alguns meses depois), RaviShankar, The Who,GreatefulDeade The Mamas & The Papas (isso era ser pop nos anos 60).

Esse festival marcou a estreia de dois dos principais artistas da época. Janis Joplin uma desconhecida da banda Big Brother & The Holding Company. E a maior estrela de todas, que por insistência de Paul McCartney foi incluso no lineup: Jimi Hendrix (a famosa cena da guitarra em chamas aconteceu nesse festival), que apesar de americano era conhecido somente na Inglaterra.

As ausências também foram históricas. Beatles que já andavam em crise, Rolling Stones (Mick Jagger e Keith Richards tinham sido presos por porte de drogas), Bob Dylan (acidente de moto).

Segundo as lendas esse foi o festival mais pacífico da história, apesar do incrível número de pessoas que o visitaram, tão pacífico que o chefe de polícia de Monterey dispensou metade do efetivo policial antes do término do festival. Viva a geração paz e amor.

Até a próx…

Antes de terminar.

Esse festival serviu de vitrine para muitos artistas, executivos de gravadoras foram conferir os novos talentos e assinaram contratos com vários deles.

Outro detalhe, eles tocaram sem receber cachê, pois foi um festival beneficente onde o dinheiro arrecadado foi distribuído para instituições de caridade.

Agora sim.

Até a próxima…

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
0 0 167 21 setembro, 2013 Música setembro 21, 2013

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha seu idioma

Busca

Posts Relacionados

SIGA

CURTA

Pinterest
Email
Print
WP Socializer Aakash Web