Guia IndikaBem
Publicado por

A Relação entre Jovens e Idosos

A Relacao entre Jovens e IdososEsta crônica eu quero me ater somente ao ato de ser rebelde e querer conhecer o novo.

Estive avaliando o tipo de expectativa de jovens e idosos e cheguei a conclusão que são as mesmas. Veja, porque? – Pense num jovem de 16 anos e num idoso de 61 anos. Ambos estão a procura do novo. O jovem que procura um caminho na vida, e o idoso, aposentado, que procura um nova vida no caminho. Viram a diferença sutil?

O jovem quer se localizar, aparecer, ser melhor que os outros, vencer rapidamente, ter saúde e ganhar muito dinheiro. O idoso, não precisa aparecer, não precisa ser melhor que os outros, tem que vencer com calma e cuidado, precisa manter a saúde, precisa manter a renda e seu caminho é buscar a juventude em seus pares.

Perceberam que as diferenças são como eu disse sutis, mas muito parecidas?

O meu recado porém, deve se dirigir aos idosos, mas vale também aos jovens. Abaixo eu não sei se já li, se já ouvi ou se pertence a algum desconhecido, mas ai vai:

“A vida é curta, quebre as regras, perdoe rapidamente, beije suavemente, ame de verdade, ria sem controle, e nunca se arrependa de algo que lhe fez sorrir… A VIDA É COMO UM ECO, TALVEZ VOCÊ NÃO ESTEJA GOSTANDO DO QUE ESTÁ RECEBENDO, ENTÃO TENTE OBSERVAR  NO QUE ESTÁ EMITINDO!” Mude.

Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade. Sente-se em outra cadeira, do outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa. Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, troque o caminho, ande calmamente por outras ruas, observando com atenção os lugares por onde você passa.

Tome outros ônibus. Mude por uns tempos o estilo das roupas; dê os sapatos velhos, e procure andar descalço alguns dias – nem que seja em casa. Tire uma tarde inteira para passear livremente, ouvir o canto dos passarinhos ou o ruído dos carro.

Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma no outro lado da cama. Em seguida, procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de TV, leia outros livros, viva outros romances – nem que seja em sua imaginação.

Durma mais tarde. Durma mais cedo. Aprenda uma palavra nova por dia. Coma um pouco menos, coma um pouco mais, coma diferente; escolha novos temperos, novas cores, coisas que você nunca ousou experimentar

Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria. Almoce mais cedo, jante mais tarde, ou vice-versa.

Tente o novo todo dia: o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito. Escolha outro mercado, outra marca de sabonete, outro creme dental.

Sinta o novo prazer, a nova posição. Tome banho em novos horários.

Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares. Ame cada vez mais, de modos diferentes. Mesmo achando que a outra pessoa pode ficar assustada, sugira o que sempre sonhou fazer, na hora do sexo.

Troque de bolsa, de carteira, de malas, compre novos óculos, escreva outras poesias.

Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus.

Mude. E pense seriamente em arrumar um outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais parecido com o que você espera da vida, mais digno, mais humano.

Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as: seja criativo. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude de novo. Experimente outra vez.

Fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino.

Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas, mas não é isso o que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia.

Só o que está morto não muda, e você está vivo.

A IDADE PODE ENRUGAR A PELE MAS A FALTA DE ENTUSIASMO ENRUGA A ALMA.

DICA: Fique de frente a um espelho e veja o que sua idade lhe trouxe de benefício. Comece dizendo para você mesmo: “Eu te Amo”. analise sua pele, seu sorriso, feche os olhos e medite sobre você. E me diga se esse não é o grande Amor de sua vida=VOCÊ.

Créditos e Divulgação: Edson Marques: http://mude.blogspot.com.br/

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
3 2 1433 20 abril, 2013 Crônicas abril 20, 2013

Sobre o Autor

Onivaldo Roncatti, empresário, Administrador de Empresas, especialista em Tecnologia da Informação desde 1970, fundador da Business Station e feliz com as conquistas efetudas até hoje. Feliz em ser livre para agir e pensar, feliz por escrever sobre o cotidiano no Indika Bem e feliz pela família e amigos que tem.

Ver mais matérias escritas por Super Grandfa

Facebook Comments

2 comments

  1. Edson Marques

    Que bom que você gostou do meu poema Mude.
    Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.
    Que, aliás, não é de Clarice Lispector, como muita gente erradamente supõe..

    Se puder, veja o poema todo, assim como o vídeo e o livro Mude, publicado pela Pandabooks, com prefácio de Antonio Abujamra, e à venda nas maiores livrarias.

    E o vídeo Mude pode ser visto aqui, no Comercial da Fiat:
    http://www.youtube.com/watch?v=-IwFkGLRKps

    Devidamente registrado na Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura – Registro 294507 – Livro 534 – Folha 167 – em 04/08/2003.
    Até a Revista Veja publicou matéria a respeito: http://veja.abril.com.br/090703/p_103.html
    Além disso, tal poema também já foi publicado por Pedro Bial na faixa 4 do CD Filtro Solar.

    Detalhes em http://Mude.blogspot.com

    Uma dica para você que parece estar começando agora: sempre que você encontrar algum texto na internet e não souber quem poderá ser o autor, dê um google e a coisa geralmente se resolve. No caso do meu poema Mude, bastaria você pesquisar pela palavra Mude… e pronto! E a colocação das aspas em textos alheios tem que ser mais explícita. Você embaralhou a coisa toda…

    Mas eu compreendo.

    Abraços,

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha seu idioma

Busca

Posts Relacionados

SIGA

CURTA

Pinterest
Email
Print
WP Socializer Aakash Web